Não tem quem diga que eles não são fofos! O cabelo afro e seus penteados e cortes elegantes viraram literalmente a mente de muitas pessoas hoje em dia. Eles causaram sensação nos anos 70 com a onda do Black Power - que era então considerado uma forma de ideologia e cultura - mas haviam sumido das ruas pela tendência do esguio e bem colocado que ditava a moda.
Hoje, felizmente, já podemos ver muito mais deles nas cidades, graças a uma onda vintage e libertadora que está dominando nossos dias na era atual. Agora a tendência é realçar os cachos naturais e investir em looks que deixam o cabelo afro ainda mais marcante e elegante.
Veja também -Maquiagem para pele negra: passo a passo
São diversos penteados e acessórios que podem ser usados para complementar o visual, principalmente para ela. Quer saber quais são os penteados mais bonitos e estilosos para mulheres com cabelos afro? Leia este artigo até o final e conheça alguns deles.
romances
- Como criar um penteado afro para mulheres?
- 1 - rede raiz
- 2 - Pão de Rosquinha
- 3 - batente lateral
- 4 - Rabo de Cavalo
- 5 – Meio Penteado
- 6 - Tranças Incorporadas
- 7 – Moicano com tranças
- 8- Penteado afro puff
- 9- Penteado afro com lenço
- 10 – Moicano-Afro
- 11– Trenza nagô (flach)
- 12 - bobinas de dedo
- 13 – Nó Bantu
- 14 – Lava e vai
- 15 – Poder Negro
- 16 – Giro
- 17 – Dutt mit Dreadlocks
Como criar um penteado afro para mulheres?
Existem diferentes maneiras de fazer um penteado afro para mulheres. A maioria é feita com tranças e laços, mas pode ficar ainda mais charmosa com acessórios da cultura africana, como turbantes e lenços.
Conheça algumas delas e arrase no visual:
1 - rede raiz
Este penteado pode ser feito desde a raiz ou apenas na lateral do cabelo. Se for só na lateral, a frente pode ser usada como moicano ou topete e o comprimento fica solto.
Como você?
As tranças de raiz começam o mais próximo possível da linha do cabelo. A trança precisa estar firme e firme para que a trança fique bem feita. No final, use apenas grampos para que o cabelo não abra a trança.
O cabelo pode ser facilmente lavado com a trança. Um conselho é lavar pelo menos dia sim, dia não, para evitar a terrível seborréia conhecida como a popular caspa.
2 - Pão de Rosquinha
É um penteado que nunca sai de moda mesmo entre as mulheres com cabelos afro. Clássico e elegante, pode ser feito mais alto ou mais baixo para ser usado de dia ou de noite.
Como você?
Penteie os fios para trás, faça um rabo de cavalo e prenda-o com uma presilha bem apertada, depois enrole o cabelo na presilha. No final, esconda o cabelo solto nas mechas e prenda outra presilha se quiser um acabamento diferente. Você também pode adicionar acessórios como tiaras se quiser deixar o visual mais formal.
3 - batente lateral
Esse é um dos penteados mais usados pelas mulheres com cabelos afro, pois fica super charmoso e também ajuda a controlar o volume.
Como você?
É fácil. Você quer puxar um lado do cabelo para trás e prendê-lo de cima para baixo para que não fique visível.
4 - Rabo de Cavalo
Apesar de tradicional, o penteado rabo de cavalo é super estiloso e fácil de fazer em cabelos afro. Pode ser baixo, lateral, alto ou bagunçado.
Como você?
Segurando as mechas limpas e secas em um rabo de cavalo no meio da cabeça, na nuca na altura das orelhas, aplique o gel em todo o contorno do rosto até o meio da cabeça em cima e seque suavemente com o secador.
Veja também -Box Braids: aprenda tudo sobre tranças afro
Coloque uma tiara fina no centro da cabeça. Certifique-se de que o acessório é seguro. Se você não tiver a tiara, pode criar essa estrutura "costurando" o cabelo com os grampos.
Desfaça o rabo de cavalo, retire os elásticos e use um pente bifurcado para dar volume aos fios levantando-os. Preparar!
5 – Meio Penteado
É um penteado romântico e estiloso ao mesmo tempo e, dependendo da aplicação, pode ser usado tanto em festas quanto no dia a dia.
Como você?
Você pode prender o lado mais apertado para reduzir o volume ou deixá-lo mais solto para cabelos modernos. A parte da frente pode ser estilizada em topete para um penteado mais festivo ou solta para o dia a dia. Você pode combinar o penteado com um maxi colar ou um brinco grande para elevar ainda mais o visual.
6 - Tranças Incorporadas
Eles são os mais clássicos entre os cabelos afro. Mais importante, tranças embutidas ou qualquer outro tipo podem ajudar a "domar" seu cabelo quando você não tem tempo para estilizá-lo.
Como você?
Aplique uma pomada fixadora nº 2 nos fios. Separe as mechas para fazer as tranças do lado desejado. Trança o cabelo desde a raiz e prenda com elástico de silicone preto. Em seguida, conserte-o com clipes. Aplique a pomada fixadora nº 6 na parte solta e amasse o cabelo com as mãos.
7 – Moicano com tranças
Também é lindo e clássico e costuma ser usado por celebridades. A trança iroquesa complementa a atitude da mulher de cabelo afro - que já abunda - ao moicano.
Como você?
Separe a frente e divida em três partes. Como o visual é descontraído, você pode deixar a trança um pouco solta nas pontas para dar volume. Continue prendendo com grampos, escondendo a parte solta dos fios. Não trance até a ponta dos fios. parar mais cedo.
8- Penteado afro puff
Este é um dos penteados que estão em alta entre as jubas afro. É extremamente versátil, pois pode ser usado tanto em festas quanto no dia a dia. QUALQUERAfro-PuffÉ ideal para quem tem cabelos mais volumosos e quanto mais afro o cacho, mais bonito ele fica.
Como você?
Antes de começar a estilizar, prenda dois grampos em um elástico e deixe-o pronto quando amarrar o cabelo. O afro puff não deve ser puxado todos os fios de uma só vez - como um rabo de cavalo - isso dá mais volume e deixa ele mais estiloso.
Começando pela parte central da nuca, apertando primeiro as partes mais apertadas até ficar com a parte toda nas mãos, formando algo entre coque e rabo de cavalo, mas com muito mais volume.
Veja também -Tons de loiro para morenas: saiba qual é o ideal para a sua pele
Se os fios estiverem muito curtos e volumosos, não se preocupe, você cuidará disso no próximo passo. Insira um grampo no cabelo, enrole o elástico nas mechas e prenda o segundo grampo.
Aplique o gel na raiz e fixe os fios soltos. Simplesmente escove os fios que estão grudados para uniformizar e reduzir o frizz e alinhe essa parte perto da cabeça. Se o estilo estiver um pouco solto, solte e prenda novamente.
Solte bem as costas com as mãos para que o penteado fique bem cheio e redondo.
9- Penteado afro com lenço
O lenço é sem dúvida o acessório mais usado entre os cabelos afro. Confere uma beleza muito especial a quem o usa.
Como você?
Seque bem o cabelo com secador ou difusor. Para pentear, coloque uma bola de mousse nas mãos, que tem textura seca, e passe nos cabelos, penteando a seu gosto.
Amarre um lenço sobre a raiz. Puxe mais alguns fios do seu afro para que cubram parte da faixa. O resultado fica melhor com lenços de tecido leve que permitem criar uma textura franzida e torcida ou até mesmo dar um nó extra na frente.
As pontas atrás da cabeça podem ficar soltas, amarradas em um laço ou até mesmo enfiadas na própria tiara.
10 – Moicano-Afro
Penteado muito fácil e rápido, o moicano pode ser usado diariamente, para estudar ou trabalhar, ou para uma ocasião mais formal como uma festa.
Como você?
Prenda o cabelo com o auxílio dos grampos nas laterais de forma que as mechas do topo da cabeça fiquem soltas. Para evitar que os fios presos saiam, finalize a parte presa do cabelo com uma presilha.
11– Trenza nagô (flach)
As tranças nagô (ou lisas) são fáceis de fazer, mas exigem um pouco de paciência, pois leva tempo para trançar mecha por mecha. O resultado é lindo e faz sucesso em todos os lugares.
Como você?
Divida o cabelo em quatro ou cinco mechas e prenda cada uma com grampos ou presilhas, deixando apenas a mecha que está sendo trabalhada solta. Separe um cacho e comece a trançar pela raiz, use a varinha ou alfinete de laranja para separar os cachos e puxe bem a trança.
A espessura da trança depende do tamanho da mecha escolhida, e a direção das tranças também é escolhida ao seu gosto. Se quiser, faça uma trança na metade, deixe as pontas soltas ou faça uma trança em todo o comprimento. Depois de trançar, prenda com um elástico e comece pelos outros até terminar todo o cabelo.
12 - bobinas de dedo
Muito simples e prático, esse penteado combina com qualquer tipo de cabelo afro.
Como você?
Após a lavagem, use um leave-in, um óleo (opcional) e depois um gel. Enrole o cabelo com os dedos ou um pente de dentes finos. Seque ou durma com ele assim. No dia seguinte, abra e separe todos os cachos.
13 – Nó Bantu
Este penteado nada mais é do que uma técnica para modelar os cachos. É especialmente perfeito para quem quer abrir mão dos cabelos lisos e abraçar os cabelos cacheados.
Como você?
Com a ponta de um pente fino, divida o cabelo em várias mechas não muito grossas. Pegue-os um a um, aplique um creme modelador em todo o comprimento.
Divida a mecha em duas, torça-as como fez na torção e, em seguida, enrole-as em direção ao couro cabeludo, fazendo um pequeno laço que deve ser mantido no lugar com um elástico. Repita em todo o cabelo. Bantu Knots Out leva cerca de oito horas para secar.
14 – Lava e vai
Este penteado é uma maneira muito fácil e rápida de modelar o cabelo, limpá-lo e depois dar um acabamento básico para deixar seus cachos naturalmente encolhidos e definidos após a lavagem.
Como você?
Desembarace os cabelos levemente com a ajuda de um umidificador ou óleo de coco. Divida o cabelo em quatro seções e trance cada seção. Lave os cabelos, sempre divididos em quatro partes, com xampu e condicionador. Faça uma máscara para hidratar. Coloque uma touca térmica e aguarde 15 minutos.
Veja também -Dedoliss: Aprenda a texturizar cachos com os dedos para defini-los
Enxágue o cabelo e trance-o novamente. Seque bem e aplique óleo de coco e creme de pentear novamente. Preparar! Se quiser que o penteado dure uma semana, aplique um gel de linhaça.
15 – Poder Negro
Já foi um sucesso e está em alta novamente. O Black Power é lindo, mas requer alguma manutenção para mantê-lo bonito. Também é necessário ter um corte adequado para fazer o penteado. Antes de fazer em casa, converse com um barbeiro.
Como você?
Aplique um creme de pentear mecha a mecha e comece a secar as mechas com o difusor (ou secador). Mantenha o fluxo de ar na direção das pontas para as raízes, de baixo para cima. A intenção é criar o máximo de volume possível.
Quando terminar de secar, comece a "soltar" a raiz da cabeça com um pente bifurcado. Levante mecha por mecha, se quiser dar volume ao penteado, penteie também alguns cachos para deixá-los abertos. Finalize com bastante spray fixador.
16 – Giro
É um penteado super fácil sem gastar muito. Tudo o que você precisa é de um creme leave-in que pode ser aplicado antes de enrolar as madeixas.
Como você?
Antes de começar a cachear o cabelo, aplique um creme leave-in espesso para melhor fixação. Separe os pequenos fios e torça-os em pares.
Deixe secar por cerca de oito horas. Depois de esperar, desenrole e solte suavemente. Como as mechas são porosas, cole-as e nem precisa prender a ponta, mas pode usar um elástico de silicone nas pontas se quiser.
17 – Dutt mit Dreadlocks
É um penteado ideal para festas, mas também pode ser usado no dia a dia.
Como você?
Lave o cabelo e penteie-o para trás. Aplique uma boa quantidade de mousse nos cabelos, tomando cuidado para não exagerar e engordurar demais a raiz. Tente sempre aplicar do centro para baixo. Pegue uma mecha mais ou menos grossa e faça um grande cacho com os dedos.
Enrole o cacho em torno de seu centro como um pequeno arco e prenda-o com um grampo no final. Faça vários ao longo dos fios até não sobrar nada. É um penteado moderno e ideal para cabelos médios a curtos.